sábado, 5 de julho de 2008

Leiam um pouco sobre a história de Pitágoras


História da Matemática

Pitágoras:

Pouco se sabe sobre ele com algum grau de certeza, ao que parece Pitágoras nasceu por volta de 572 a.c. na ilha de Egéia de Samos. É possível que Pitágoras tenha sido discípulo de Tales, pois era cinqüenta anos mais novo que este e morava perto de Mileto, onde vivia Tales. Depois parece que residiu por algum tempo no Egito e pode mesmo ter-se abalançado a viagens mais extensas.
Ao retornar a Samos encontrou o poder nas mãos do tirano Polícrates e a Jônia sob o domínio persa, decidiu então emigrar para o porto marítimo de Crotona , uma colônia grega situada no sul da Itália.
Lá ele fundou a famosa escola pitagórica, que,além de ser um centro de estudo de filosofia ,matemática e ciências naturais,era também uma irmandade estreitamente unida por ritos secretos e cerimônias.
Com o tempo, a influência e as tendências aristocráticas da Irmandade tornaram-se tão grandes que as forças democráticas do sul da Itália destruíram os prédios da escola fazendo com que a confraria se dispersassse. Segundo, um relato , Pitágoras fugiu para Metaponto onde morreu , talvez assassinado, com uma idade avançada entre setenta e cinco anos e oitenta anos de idade.
A Irmandade, embora dispersa , continuou a existir por pelo menos mais dois séculos.
A filosofia pitagórica baseava-se na suposição de que a causa das várias características do homem e da matéria são os números inteiros . Isso levava a uma exaltação e ao estudo das propriedades dos números e da aritmética ( Teoria dos Números ); junto com a geometria , a música e a astronomia , que constituiam as artes liberais básicas do programa de estudos pitagóricos ( Quadrivium ); ao qual se acrescentava o trivium , formado de gramática , lógica e retórica . Essas sete artes liberais vieram a ser consideradas como a bagagem cultural necessária de uma pessoa educada.
Os ensinamentos da escola eram inteiramente orais, e todas as descobertas feitas pela Irmandade eram atribuídas ao seu fundador , portanto fica difícil saber quais foram, exatamente,as descobertas feitas por Pitágoras e quais pelos membros da irmandade.



Pitágoras : descoberta dos Números Amigáveis

. Dois números se dizem amigáveis se cada um deles é igual a soma dos divisores próprios do outro. Ex: 284 e 220.
Divisores próprios de 220 – 1,2,4,5,10,11,20,22,44,55 e 110 cuja a soma é 284.
284 – 1,2,4,71 e 142 cuja a soma é 220.
Esse par de números alcançou uma áurea mística, e a superstição posterior que dois talismãs com esses números selariam uma amizade entre os que usassem , teve um papel importante na magia , na feitiçaria , na astrologia e na determinação de horóscopos.



Pitágoras : números perfeitos, deficientes e abundantes


. números perfeitos : se é igual a soma de seus divisores próprios.
Ex: 6………. 1 + 2 + 3

. números deficientes : se é menor que a soma de seus divisores próprios.
Ex: 8………. 1 + 2 + 4

. números abundante : se é maior que a soma de seus divisores próprios.
Ex: 12……… 1 + 2 + 3 + 4 + 6



Observações:

a) Teorema demonstrado por Pitágoras que leva o seu nome era conhecido pelos babilônios dos tempos de Hamurabi, mais de um milênio antes, mas sua primeira demonstração geral pode ter sido dada por Pitágoras.

b) Para os pitagóricos cada número tem um significado : um ( ponto ) , dois ( linha ) , três ( superfície ) e quatro ( volume ).


c) Pensamentos : Pitágoras

“ COM ORDEM E COM TEMPO ENCONTRA-SE O SEGREDO DE FAZER TUDO E TUDO FAZER BEM.”


“ AJUDA TEUS SEMELHANTES A LEVANTAR A SUA CARGA , MAS NÃO A CARREGUES.”


“ QUEM FALA SEMEIA – QUEM ESCUTA, RECOLHE.”


“ TODAS AS COISAS SÃO NÚMEROS.”


“ PENSEM O QUE QUISEREM DE TI, FAZE AQUILO QUE TE PARECE JUSTO”.


“ EDUCAI AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ PRECISO PUNIR OS HOMENS.”

Nenhum comentário: